“TAKING BIG STEPS TOWARDS A SMALLER FOOTPRINT”


A questão das alterações climáticas é a questão mais premente dos nossos tempos e constitui-se como a maior ameaça ambiental do século XXI, com consequências profundas e transversais nas mais diversas áreas da sociedade: económica, social e ambiental.
Todos nós, sem exceção, estamos a ser afetados por esta questão: cidadãos comuns, empresas, governos, economias e, mais importante de todos, a natureza.
Neste sentido urge sensibilizar os nossos alunos, futuros cidadãos (cons)cientes do mundo que os rodeia e que se pretende que, nos dias vindouros, sejam agentes disseminadores de boas práticas no seio familiar, cidadãos pró-ativos a nível comunitário e que, nas suas práticas quotidianas, tomem decisões responsáveis e ecologicamente sustentáveis. Nesta linha, os alunos a frequentar o 8.º A, no decurso do 3.º período, no âmbito das problemáticas e flagelos quotidianos explorados nas aulas de Inglês, designadamente das alterações climáticas e possíveis soluções para as debelar e/ou minimizar, seja a nível global, seja a nível individual, desenvolveram trabalhos de pesquisa relacionados com estas temáticas, bem como de apresentação escrita e oral. Numa segunda fase, já no âmbito da arquitetura sustentável, em estreita articulação com a disciplina de Património, os alunos desenvolveram maquetes em 3D sobre casas típicas portuguesas.
Sem uma ação drástica e urgente, será difícil (con)viver com as ações nefastas deste flagelo, contudo acreditamos veementemente que através de singelas mas continuadas ações de sensibilização poderemos construir pequenos grandes marcos na mobilização dos alunos contra a inércia global face aos desafios ambientais.

 

Concurso Uma aventura Literária, Modalidade de Texto original, da Editora Caminho


É com muita alegria que felicitamos a aluna Mariana Dias, do sétimo ano, turma C, pela obtenção da Menção Honrosa no concurso anual lançado pela Editora Caminho – Uma Aventura Literária, na modalidade de texto original. Foram a concurso 11.621 trabalhos e entre os distinguidos encontra-se o texto da Mariana, intitulado A rainha das galinhas, construído a partir de uma imagem para desenvolvimento de uma atividade de escrita, na disciplina de Português.
Parabéns, Mariana!

Leia AQUI o texto!

 

Judo na escola - alunos de Azurva

No âmbito do projeto "Judo na escola", promovido pela Câmara Municipal, os alunos do 3º e 4º anos, de Azurva, tiveram duas aulas à distância, por turma e hoje, dia 22 de junho, juntaram-se num espaço amplo ao ar livre, acariciado pelo sol, para terem a última aula do ano letivo, em conjunto.
Foi um momento muito apreciado por todos.

Provas de equivalência à frequência

Consulte os seguintes documentos sobre as provas de equivalência à frequência - 9º ano:

Manual de apoio 

Provas de equivalência à frequência - Despacho normativo 10-A/2021, 21 de março

FAQ'S PIEPE inscrições

 

Ação Social Escolar


O(A) Encarregado(a) de Educação do(a) Aluno(a) que reúna as condições para requerer subsídio, deve preencher a respetiva Ficha de Candidatura (editável) até ao dia 9 de julho de 2021 e entregar a mesma nos Serviços Administrativos da Escola Sede, preferencialmente via e-mail para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., acompanhada dos seguintes documentos: 
Documento comprovativo do posicionamento nos escalões do Abono de Família;
Comprovativo de inscrição no Centro de Emprego.

Consulte aqui o documento completo!

Ficha de candidatura para atribuição de subsídio escolar!

"Relógios que contam histórias"

No âmbito de um domínio de autonomia curricular (DAC) entre as disciplinas de Educação Visual, Matemática e Português - "Relógios que contam histórias" - a turma do 7.ºC realizou uma Sessão-partilha com a ilustradora Fatinha Ramos, via zoom. Foi um momento maravilhoso e de grande importância para os alunos, pois puderam ouvir e partilhar conhecimento com um grande nome da área da ilustração a nível mundial.
Fatinha Ramos Nasceu em Aveiro, estudou na ESAD em Matosinhos e vive em Antuérpia - Bélgica. Foi a primeira mulher portuguesa a ilustrar para o MoMA, em Nova Iorque. Premiada a nível mundial, tem os seus trabalhos (www.fatinha.com) expostos em vários países.
O DAC desenvolvido para além de ter promovido o desenvolvimento de conteúdos de matemática, pretendeu dar a conhecer aos alunos o universo dos ilustradores portugueses, fomentando o conhecimento e o gosto pela nossa identidade cultural. Tendo em conta a importância da capacitação digital dos alunos, os mesmos pesquisaram e elaboraram apresentações sobre vários ilustradores, como Fatinha Ramos, Marta Madureira, André da Loba, Paulo Galindro, Madalena Matoso, entre outros.
Foi criado um museu virtual sobre a Fatinha Ramos e foram consultados muitos livros de ilustração, que a professora de Educação Visual trouxe para os alunos verem e conhecerem outras linguagens visuais.
Os trabalhos e o percurso da ilustradora Fatinha foram estudados pelos alunos, tendo os mesmos pensado em questões e elaborado em conjunto com as professoras de Português e de Educação Visual, um guião para o zoom realizado, no dia 16 de junho.
A fantástica Sessão-partilha com a ilustradora Fatinha Ramos contou com a colaboração da professora bibliotecária do Agrupamento de Escolas de Eixo.

MEDALHA DE BRONZE! OLIMPÍADAS DA BIOLOGIA


Está de parabéns o aluno da nossa escola Francisco Justino, pela honrosa classificação e pelo alcance da medalha de bronze nas Olímpíadas da Biologia júnior! Participaram nesta competição, realizada a nível nacional, 12 alunos de 9º ano do AEixo e todos eles obtiveram resultados muito dignos. A escola e em particular o Departamento de Matemática e Ciências Experimentais, congratula-se com a sua prestação!

 

Devolução de manuais escolares

Tendo em conta as orientações recebidas do Ministério da Educação, informamos que os manuais escolares adquiridos gratuitamente em 2020/2021 devem ser devolvidos até ao final do presente ano letivo.
É exceção o 1º ciclo, embora os manuais devam ser preservados/guardados.
Solicitamos o cumprimento do seguinte procedimento: Os manuais terão de ser colocados num saco fechado, com a identificação do aluno (nome completo, nº, ano e turma), e entregue na sala 5 do edifício da escola sede, respeitando o cronograma seguidamente apresentado.

Consulte aqui o documento completo!