AULA DE CAMPO - NOVEMBRO

Foi com bastante entusiasmo que, no Dia da Floresta Autóctone, o Eco-Escolas de Eixo iniciou as suas aulas de campo mensais, pelas zonas rurais da freguesia. Para assinalar a data, as crianças percorreram um caminho com alguns sobreiros e carvalhos, provavelmente seculares, enormes e lindos! Pelo caminho, encontraram outros seres que também registaram, no sentido de ser, cada vez mais, um bom conhecedor da natureza!
Os alunos ficaram maravilhados ao poder aprender sobre as diferentes espécies de plantas e animais que habitam esta área. Assim puderam constatar, em primeira mão, como é importante proteger a biodiversidade do nosso planeta!

SEMEAR BOLOTAS É SEMEAR ESPERANÇA

No âmbito do projeto Eco Escolas de EB de Azurva, as crianças tomaram conhecimento do objetivo da comemoração do Dia da Bolota: consciencializar a população sobre a destruição da floresta autóctone e a consequente necessidade de a preservar e reflorestar com sobreiros, azinheiras e carvalhos.
Os alunos acolheram uma terra bem fofa, colocaram as bolotas e os vasos à janela para apanharem o sol da manhã. Agora resta esperar que germinem e cresçam, para depois poder escolher um local favorável ao seu desenvolvimento.
A esperança está semeada. A magia da natureza fará o resto!

SÊ SOLIDÁRIO!

A Equipa de Integração Do/a Aluno/a (EIA), do AEEixo iniciou esta semana a campanha "Natal Solidário", que pretende apoiar famílias. O objetivo é recolher alimentos e roupas quentinhas!
A campanha terá lugar até ao dia 7 de dezembro e decorrerá em colaboração com a Associação de Melhoramentos de Eixo (AME).
Podes entregar os teus donativos no PBX da escola Sede do Agrupamento.
Participa e abraça esta causa teu gesto solidário contribuirá para apoiar famílias!

“DE MÃO EM MÃO… E DE BOCA EM BOCA!”

No âmbito do projeto "De mão em mão e de boca em boca" e do Dia do Pijama, os alunos da EB de Azurva leram, exploraram, partilharam e desenvolveram atividades a partir do livro "Robô voador", da editora Mundos da Vida, da Loja dos Abraços.
A aventura começa quando um rapaz de caracóis constrói um robô e tem uma surpresa: uma forte ventania levanta-o do chão e fá-lo voar pela janela... curiosos?... toca a ler o livro… vai valer a pena!
Depois da viagem pela história os alunos puderam construir robôs com materiais reutilizáveis, numa aventura onde do faz-de-conta e a imaginação deram origem a uma bela construção!

MÃOS AO BARRO!

Alguns docentes do AEEixo participaram na atividade "Cerâmica nas Escolas - todos com as Mãos no Barro!", no Museu de Santa Joana, em Aveiro. Aprenderam sobre cerâmica e as suas diferentes técnicas e moldaram uma caneta e uma árvore de Natal!
No final da formação, visitaram a exposição da Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro e tiveram a honra de apreciar os trabalhos a concurso, realizados por artistas profissionais da área da cerâmica!

SAÍ DA CAMA… E TROUXE O PIJAMA!

O lema do Dia Nacional do Pijama é: “Todas as crianças têm direito a crescer numa família!”
Para fazer jus ao lema, os mais pequenos seguiram a indumentária da festa e, de forma lúdica, educativa e solidária comemoraram o dia, bem quentinhos com a sua roupa de casa. Afinal, casa é, ou deve ser, família!
Se cada um de nós espalhar esta mensagem, talvez mais crianças passam a ter uma família que deve ser sinónimo de carinho, proteção e muito amor!

MATEMÁTICA AO VIVO – A MINHA BICICLETA CALCULA ÁREAS!

O espetáculo “Isto é Matemática ao Vivo” contou com a presença do matemático, Professor Doutor Rogério Martins, e decorreu no Centro Cultural de Eixo!
O evento mostrou aos alunos dos segundo e terceiro ciclos uma forma diferente de olhar a Matemática! O tema “A MINHA BICICLETA CALCULA ÁREAS juntou no mesmo palco um aquário, uma balança centesimal e uma bicicleta muito especial!
Mais do que ensinar Matemática, o evento contribuiu para despertar uma nova forma de olhar esta ciência exata, mais equilibrada e centrada no conhecimento científico e menos povoada de fantasmas!
Para saberes mais sobre o projeto, clica no link!

INFORMA-TE, ENVOLVE-TE, INTEGRA-TE… NÓS AJUDAMOS!

A EIA - Equipa de Integração d@ alun@ do AEEixo - celebrou o Dia Universal dos Direitos das Crianças com as turmas do primeiro ciclo da EB de Eixo!
No âmbito do protocolo assinado com a UNICEF, foram abordados os direitos da Convenção Universal, com a finalidade de promover o debate sobre a importância dos direitos das crianças. Os alunos puderam apresentar dúvidas e preocupações, que serão enviadas para a UNICEF, para o programa da RTP 2 – “Línguas do Perguntador”.
A atividade proporcionou momentos de partilha e reflexão e contou com a participação envolvida e entusiasmada das crianças presentes!

O DIREITO A SER CRIANÇA!

No Dia Universal dos Direitos da Criança, as turmas do segundo ano da EB de Eixo participaram numa sessão orientada pela Escola Segura, sobre os seus direitos e deveres na sociedade.
A iniciativa visou fortalecer o conhecimento e a consciência acerca dos direitos fundamentais dos mais pequenos, contribuindo para um ambiente mais seguro e inclusivo e fomentando um processo de crescimento saudável, para o qual é essencial compreender a importância do respeito e do zelo pelo bem-estar de todas as crianças!
Obrigado, Escola Segura!