Final de ano

Mais um ano terminou e para o festejar com alegria, a escola de Azurva, as turmas do 4ºK e 1ºE de Eixo, deslocaram-se à Quinta de S. Francisco ( RAIZ), para reconhecimento e contacto com diferentes espécies florestais. Foi um dia repleto de atividades, proporcionando a todas as crianças, a descoberta de árvores e plantas exóticas, a realização de um peddy paper, jogos e muita Diversão!

Concurso Eco-Código - Eco-escolas

Vota no nosso Poster Eco-Código - Link facebook - Eco-Escolas 

Todos os alunos do 8º ano de escolaridade trabalharam para conseguir identificar um conjunto de atitudes e comportamentos para a melhoria do ambiente. Para desenvolver esta atividade foram trabalhadas competências e abordados conteúdos em articulação nas disciplinas de educação Visual e Ciências Naturais.
Das várias ilustrações feitas pelos alunos, foram selecionadas duas que foram acopladas no poster Eco-Código e as várias frases elaboradas pelos alunos foram inspiração para as doze do nosso código de conduta ambiental e que vão ao encontro dos temas resíduos, água, energia e biodiversidade: preservar e regenerar espaços exteriores.



Aula de campo - Junho

"Na última aula de campo deste ano letivo, as crianças da escola de Requeixo foram descobrir as vacas-louras, carvalhos e sobreiros centenários (Taipa/Carcavelos), burros e cavalos recém nascidos. Alguns viram os guarda-rios no rio Águeda e foram conhecer um pequeno bosque, ao pé da ponte da "linha de ferro". Neste percurso, acompanharam a água que corre por entre os recantos escondidos das nossas antigas freguesias de Requeixo e Eirol, até desaguar no rio Águeda.
A Bióloga Diana Valente, do município de Aveiro acompanhou o percurso e ajudou as crianças a perceber melhor algumas das amostras recolhidas.
Esta atividade está integrada no plano de ação do Eco-Escolas da EB de Requeixo."

“Vamos Cuidar do Planeta”

Ao longo do ano os alunos do clube interação - alunos ativos foram muitos dinâmicos na implementação do projeto “Vamos Cuidar do Planeta” do programa da Associação Portuguesa de Educação Ambiental. Participaram em várias ações de sensibilização à comunidade sobre a temática da sustentabilidade, nomeadamente nas ações de sensibilização para a separação dos resíduos, nas reuniões do conselho de Eco-Escolas, na preparação da conferência escolar em março e da conferência regional em maio.
A Associação Portuguesa de Educação Ambiental reconhece com excelência e louvor a capacidade de debater alternativas para a construção de sociedades ambientalmente sustentáveis e socialmente justas e as atitudes, valores e comportamento demonstrados pelas alunas Ângela Sousa e Carolina Saraiva que representaram a nossa escola na Conferência Nacional que se realizou em Lisboa nos dias 13 e 14 de junho. O programa permitiu, entre outras atividades, ir ao Palácio de Belém, serem recebidos pela consultora da Casa Civil do Presidente da República Dra. Susana Viseu e ainda ter sido feita a elaboração colaborativa com todos os participantes da conferência de uma carta de Corresponsabilização e Manifesto Politico que foi lida aos deputados da comissão da Educação e Ciência da Assembleia da República.

 

Lancheiras

Este ano letivo, dentro das lancheiras dos alunos das turmas 2 B e 4 D, da escola de Azurva não vinham só lanches saudáveis e uma ou outra guloseima!
Vinham lengalengas, trava línguas , adivinhas e curiosidades, que alegremente eram partilhadas entre colegas. Estas eram preparadas pelos pais, que guardavam carinhosamente nas lancheira, com um bilhete de entusiasmo e de ternura para os filhos.
Este ano partilharam - se momentos de leitura, da cultura popular portuguesa, tendo sido um momento de integração para os alunos oriundos de países lusófonos.
Momentos de gargalhada com os enganos nos trava línguas dos colegas, o querer também ler aqueles mais difíceis e a felicidade em descobrir a resposta da adivinha.
O lanche tornou-se um momento único de partilha e alegria!

Eco-Escolas da EB de Requeixo

Ao longo do presente ano letivo, no âmbito do plano de ação do Eco-Escolas da EB de Requeixo, foi criado um dispensador de árvores autóctones para as facultar à população.
No momento de balanço da atividade, foi criado um álbum fotográfico com o registo de vários momentos da atividade.
Podem consultar AQUI!

EDUCAÇÃO FÍSICA SOBRE RODAS I 15 JUNH0

No último dia de aulas os docentes de Educação Física dinamizaram uma atividade com recurso ao uso das bicicletas da escola e proporcionaram, ainda, aos alunos, a possibilidade de explorarem o espaço do pavilhão, requalificado através do Projeto da turma do 9ºB, no âmbito do Orçamento Participativo.
Depois de apresentadas as vantagens do uso da bicicleta no dia-a-dia, quer como meio de transporte, quer como atividade física desportiva ao ar livre, foram lembradas as regras de segurança no uso da bicicleta. De seguida foram ainda exploradas as manobras básicas através de gincanas de habilidades. Os alunos aderiram com entusiasmo às atividades propostas, e revelaram interesse em continuar a abordar esta temática com maior profundidade no próximo ano letivo.
Os docentes de Educação Física gostariam de agradecer à RODI a reabilitação das bicicletas da escola, nomeadamente através da substituição dos aros das rodas, equipando as bicicletas com a linha AIRLINE. Esta intervenção permitiu a realização de várias atividades com recurso ao uso da bicicleta, há muito desejada. Um grande Bem-Haja!
Fica, ainda, o agradecimento ao professor Luís Simões pela colaboração e disponibilidade que sempre demonstrou no arranjo e manutenção das bicicletas. Sem a sua colaboração não seria possível a dinamização das atividades de bicicletas que ocorreu ao longo do ano.

 

Cidadania e Desenvolvimento

A Direção-Geral da Educação através da Direção de Serviços de Projetos Educativos, lançou às escolas, o desafio Notáveis da minha "terra", com o objetivo de contribuir, no âmbito da componente curricular de Cidadania e Desenvolvimento e do domínio da Igualdade de Género, para a promoção da igualdade entre raparigas e rapazes, mulheres e homens, estimulando crianças e jovens a conhecer e dar a conhecer, as personalidades (notáveis) da sua região, em particular mulheres, que se destacam ou destacaram em áreas onde os homens são já reconhecidos.
Não se tratando de um concurso, mas sim de um desafio, todos os trabalhos que cumpriram o regulamento foram publicados.
Para realçar a importância da adesão a esta iniciativa, realizou-se, no dia 6 de junho, uma cerimónia pública, no Conservatório de Música do Porto, com a participação da turma D, do 4.º ano, da Escola Básica de Azurva. A(O)s aluna(o)s da turma produziram um trabalho em que escolheram como notável da sua terra "Antónia Rodrigues".
O trabalho desenvolvido encontra-se publicado na página oficial de Educação para a Cidadania, da Direção Geral da Educação, podendo ser consultado no seguinte link.

 

 

ENGLISH LANGUAGE DAY | June, 7th

Na passada terça feira, a língua inglesa esgueirou-se, uma vez mais, do contexto de sala de aula e alojou-se em todos os cantos e recantos desta escola, propagando-se em ecos festivos, entre gargalhadas e passos acelerados, por todos os espaços.
Assim, no turno da manhã, os alunos estiveram, em uníssono, em contacto com a língua inglesa, através do visionamento entusiasmado e expectante de um filme adequado a cada CEB e legendado em Inglês. 
Após esta atividade, e ainda no turno da manhã, os alunos do 3.º CEB puderam experienciar, no exterior, um Peddy Paper, que os instigava a falar em Inglês. Durante o percurso, os alunos foram submetidos a vários desafios, que assentavam no domínio de cultura geral; de cinema e desportos; "riddles" (charadas) e de gramática e vocabulário. Estas atividades foram complementadas com desafios que implicavam a destreza e atividade física como o "pin bowling", golfe and "hopscotch" (jogo da macaca). Os alunos percorriam as diferentes estações com avidez e a alegria espelhada nos seus rostos. 
Após e durante esta atividade, os alunos puderam, ainda, dar voz à língua inglesa, através de um Karaoke, que foi, surpreendentemente, bastante concorrido e vários foram os que desocultaram talentos, até então desconhecidos, nesta área. A dinamização desta atividade ficou a cargo dos alunos Armando Santos e Carolina Freitas, a frequentar o 9.º ano.
Já os alunos a frequentar o 2.º CEB puderam participar no “Spelling Bee Contest” – concurso de soletração, que teve lugar na biblioteca escolar, tendo o 1.º lugar sido atribuído, no 5.º ano, à Leonor Ventura e, no 6.º, ao Salvador Ferreira. Os alunos deste ciclo de ensino participaram, ainda, na "Pancake Race" (corrida de panquecas) realizada no exterior.
No turno da tarde, os alunos puderam assistir a um pequeno grande espetáculo, repleto de momentos musicais, protagonizados por alunas a frequentar o Clube de Inglês, nomeadamente a Rita Fernandes, a Ana Lopes e a Leonor Costa; dois momentos de dança – um dinamizado pelos alunos a frequentar o 6.º C e o outro protagonizado pelas alunas do grupo de Desporto Escolar. 
Durante este dia, houve, ainda, lugar a uma exposição de objetos, livros, folhetos, entre outros, maioritariamente oriundos de Inglaterra e Irlanda do Norte, para que os alunos os pudessem consultar, enriquecendo, desta forma, os seus horizontes.
Finalmente, os alunos puderam assistir ao "Hat Parade" – desfile que resultou de um concurso de chapéus, cuja elaboração revelou a criatividade e originalidade dos alunos, tendo o 1.º lugar sido atribuído às alunas Joana Jesus e Cláudia Ruivo, a frequentar o 8.º ano; o 2.º à Ema Sousa, a frequentar o Clube de Inglês, e o 3.º à Maria João Gaspar, a frequentar o 9.º ano. Para que esta atividade fosse bem sucedida, esta unidade de gestão contou, uma vez mais, com o patrocínio da Pizzarte e do Saladas +, que em breve irão proporcionar aos alunos vencedores uma experiência, em família, que recordarão nos tempos vindouros. Para abrilhantar este dia, contamos, ainda, com o apoio do CFAEAV.
A apresentação das atividades de palco ficou a cargo dos  alunos Gabriela Almeida e Lucas Teang, a frequentar o 9.º ano.
Fica a esperança de, num futuro próximo, a replicação de atividades desta tipologia se torne realidade e uma prática enraizada nesta unidade de gestão, já que, neste dia, imperaram as gargalhadas, os aplausos, o murmurinho das conversas trocadas por quem está feliz!

“Livros com Pernas” - J.I. de Eixo


Está patente na biblioteca da sede do agrupamento a exposição com alguns trabalhos realizados pelas crianças do JI de Eixo, bem como com as famílias, no âmbito do empréstimo domiciliário realizado ao longo do ano letivo.
Este Projeto “Livros com Pernas” tem como objetivo promover leituras partilhadas em família, criar hábitos de leitura, desenvolvimento da abordagem à leitura/ escrita/oralidade e fomentar laços afetivos com os livros.
A exposição é o culminar do projeto anual que envolveu crianças e famílias, tendo sido implementadas diversas estratégias: após visita à biblioteca para requisição dos livros, as crianças levaram-nos para casa sendo lidos por um ou mais familiares, por vezes acompanhados por uma ficha de leitura para ser elaborada em conjunto. No regresso do livro ao JI, foram desenvolvidas diversas atividades relacionadas com as diferentes áreas curriculares da Educação Pré-escolar: a criança recontar ao grupo a história, conversas sobre emoções e sentimentos, pesquisas, registos escritos, conceitos matemáticos, atividades plásticas entre outras.
Em nome das crianças do JI de Eixo, o nosso obrigado à equipa da biblioteca, particularmente à D. Delminda pela sua simpatia e prontidão aos nossos pedidos, recebendo-nos sempre tão bem! Do mesmo modo, às famílias das nossas crianças pela sua colaboração e empenho na concretização deste projeto.
Convidamos todos a visitarem esta exposição!
As educadoras do JI Eixo.