Onda rosa

O mês de outubro é assinalado por duas efemérides: a 15 assinala-se o Dia Mundial da Saúde da Mama e a 30 o Dia Nacional de Luta Contra o Cancro da Mama. 
A Liga Portuguesa Contra o Cancro promove o movimento "Onda Rosa", que este ano decorreu, em Portugal, entre o dia 31 de outubro e 4 de novembro. O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controlo do cancro da mama.
A data é celebrada anualmente com o objetivo de promover a consciencialização sobre a doença e partilhar informações sobre o cancro de mama. Um pouco por todo o mundo, durante este mês, a cor rosa alastra-se para sensibilizar a população para a temática da prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama. Na escola sede deste agrupamento de escolas foi feita a sensibilização para tema do cancro da mama, através da distribuição de pulseiras cor-de-rosa para alertar para a existência deste movimento e a sua missão e da disponibilização de variada informação contida em diversos folhetos oriundos de campanhas publicitárias institucionais de índole nacional.
Dever-se-á, ainda, agradecer a um, ainda que pequeno, mas mui significativo pelo gesto solidário implícito, grupo de alunas, a frequentar o 9º ano de escolaridade, que se voluntariam para participar na campanha de recolha, junto do corpo docente e discente, bem como dos residentes desta vila, de donativos para a Liga Nacional de Luta Contra o Cancro.
A equipa do programa de educação e promoção para a saúde agradece a todos Aqueles/as que se juntaram a esta iniciativa.

Contactos

Rua do Forno, Apartado 27 3801-501 Eixo   Tel 234 920 220    Fax 234 920 226     E-mail geral: ebieixo@ebie.pt