Dia Internacional da Língua Materna

O Dia Internacional da Língua Materna foi instituído em 1999, na Conferência Geral da UNESCO. O principal objetivo é promover a diversidade cultural linguística e alertar para as tradições linguísticas e culturais...

Teve a sua origem no Dia do Movimento da Língua, celebrado em Bangladesh desde 1952. Desde o ano 2000, a UNESCO inseriu o dia 21 de Fevereiro como o Dia Internacional da língua materna.
A UNESCO estima mesmo que o português é, junto com o espanhol, a língua europeia que mais cresce, atrás do inglês, e espera-se que em 2050 existam 335 milhões de falantes de português.
Existem cerca de 6000 línguas faladas no mundo, sendo que metade  estão quase a desaparecer. Assim, a  UNESCO propõe a recuperação das línguas ameaçadas. A língua portuguesa  é uma das línguas mais faladas no mundo, por isso não se encontra dentro das línguas ameaçadas.

A nossa língua, o português, é a língua oficial em 9 países, Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Tem o estatuto de língua oficial no território de Macau (China) e é correntemente falada em inúmeros outros países onde existem comunidades de países de língua portuguesa.

Estima-se que o português é língua materna de 240 milhões de pessoas, sendo a quinta língua mais falada no mundo. É a terceira língua ocidental mais falada (atrás do inglês e do espanhol) e é a língua mais falada do hemisfério sul.
Texto adaptado
     Como celebrar o Dia Internacional da Língua Materna na nossa escola?
Para além do programa de atividades que será dinamizado pelo Clube Europeu, na Biblioteca da nossa escola, serão ainda expostos trabalhos, realizados no âmbito da disciplina de Português, sobre autores de países de língua oficial portuguesa.

                                                                                                                                     Diogo Fernandes, 8ºA

Estudo identifica língua portuguesa como "idioma para o futuro" no Reino Unido

Consulte aqui a notícia!

Contactos

Rua do Forno, Apartado 27 3801-501 Eixo   Tel 234 920 220    Fax 234 920 226     E-mail geral: ebieixo@ebie.pt