Devolução de manuais escolares

Tendo em conta as orientações recebidas do Ministério da Educação, informamos que os manuais escolares adquiridos gratuitamente em 2020/2021 devem ser devolvidos até ao final do presente ano letivo.
É exceção o 1º ciclo, embora os manuais devam ser preservados/guardados.
Solicitamos o cumprimento do seguinte procedimento: Os manuais terão de ser colocados num saco fechado, com a identificação do aluno (nome completo, nº, ano e turma), e entregue na sala 5 do edifício da escola sede, respeitando o cronograma seguidamente apresentado.

Consulte aqui o documento completo!

Sustentabilidade

No âmbito de um DAC - Sustentabilidade que se encontra a ser desenvolvido pelas turmas do 7.º ano nas disciplina de Cidadania, Ciências Naturais, Educação Visual, Físico-Química e Geografia, os alunos do 7.º C criaram um site, que pretende ser uma Biblioteca de Recursos sobre o tema.
Os alunos realizaram uma seleção de recursos digitais que se encontram organizados por faixas etárias - 1.ºCEB, 2.º/3.º CEB e Documentos de apoio a professores e encarregados de educação. Visto que este site foi "desenhado" na disciplina de Educação Visual, criou-se um separador sobre "A arte e o lixo". A ideia dos alunos é que este espaço possa ser enriquecido por toda a comunidade educativa, bem como possa ser consultado por todos aqueles que pretendam explorar o tema da Sustentabilidade.
Partilhamos o link do site e contamos com o vosso clic, nesta página que agora é de todos nós.

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL | 2020-2021

Site Biblioteca de Recursos para a Sustentabilidade

Todos aqueles que encontrem recursos digitais interessantes e que considerem que os mesmos poderão enriquecer o site, agradece-se o envio dos links para o professor titular de turma ou diretor de turma, para que estes façam chegar a informação à equipa de professores e alunos que participam neste projeto.
Todos os envolvidos neste Domínio de Autonomia Curricular, que partilham a vontade de contribuir para um desenvolvimento mais sustentável, agradecem o empenho de todos e de cada um, neste caminho que o Agrupamento de Escolas de Eixo pretende fazer.

PEQUENOS GRANDES PASSOS EM DIREÇÃO A UM FUTURO MAIS SUSTENTÁVEL


No passado dia 2 de junho, os alunos a frequentar o grupo turma do 8.º A, deslocaram-se ao Parque da Balsa, no âmbito do domínio de autonomia curricular consignado ao tema “Sustentabilidade – os objetivos do desenvolvimento sustentável”, desenvolvido nas disciplinas e áreas curriculares não disciplinares de Ciências da Natureza, Físico Química, Inglês e Espaço de Partilha. Após o visionamento de diferentes documentários e notícias e sua discussão em grupo turma em contexto das disciplinas em questão, os alunos, respeitando todas as regras e recomendações emanadas pela DGS, cujo cumprimento integral, em dias de pandemia, se torna imperioso, aí chegados tiveram a oportunidade de desenvolver uma panóplia de atividades integradas, nomeadamente uma pesquisa in loco, que visou a recolha de dados sobre a possível (in)existência de poluição; uma estratégia de reforço da coesão e espírito de entreajuda entre os diferentes elementos que integram este grupo e a dinamização de um jogo em Inglês sobre questões ambientais e propostas de resolução e/ou minimização dos seus efeitos nefastos. Esta atividade foi coroada com uma amostra de diferentes opções de refeições saudáveis.
Esperamos ter contribuído, ao longo das atividades desenvolvidas no 3.º período, de forma indelével, para a formação de jovens cada vez mais (cons)cientes sobre o impacto das suas decisões, a nível individual e/ou comunitário, para a edificação de um planeta mais sustentável.

Coração Saudável

No decorrer do passado mês de maio, os professores de Educação Física dinamizaram a atividade “Coração Saudável”, que contava com a prestação dos alunos em vários tipos de provas. A atividade teve o objetivo do desenvolvimento das competências essenciais da disciplina, nos domínios da “Aptidão Física, Atividades Físicas e Conhecimentos” e também pretende alertar os alunos para a problemática das doenças cardiovasculares.
Consulta os resultados das provas “Desafios 1 minuto”, “Turma mais FIT” e “Lanche Saudável” e sabe quem foi o merecido vencedor de cada ciclo de ensino (2º e 3ºciclo).

Classificação final do 2º ciclo

Classificação final do 3º ciclo

Dia Mundial da Criança

No âmbito da parceria que o Agrupamento de Escolas de Eixo e a Associação Cicloeixo estão a fomentar, foi feito um convite, por esta Associação, aos alunos do Pré-escolar e do 1º CEB, que  elaborassem trabalhos diversos como forma de comemorar o dia da mundial da criança. Os trabalhos premiados irão receber da Associação, boxes de plasticina e ainda um voucher monetário.

Dia Mundial da Criança Eixo

Na Escola Básica de Eixo, o Dia Mundial da Criança foi muito divertido.

A turma do 1.º F deliciou-se com as suas pinturas com guache, histórias, canções e jogos no recreio. A alegria e a criatividade foram uma constante ao longo do dia. Para finalizar o dia festivo, bolachinhas para mimar e leite escolar para refrescar.

É tão bom ser CRIANÇA, na nossa escola!

Dia Mundial da Criança Azurva


Dia de diversão e alegria para as crianças do 1º ciclo de Azurva
Ao longo do dia, os alunos do 1º ciclo de Azurva foram percorrendo vários espaços com atividades lúdicas: pintura, corrida de sacos, jogos de equilíbrio, dança e jogo do ringue.
Foi visível a alegria e a boa disposição estampada nos rostos.
O dia acabou com a distribuição de um cartuchos de pipocas para todos.

Dia Mundial da Criança na EB/JI de Requeixo

Momento festivo patrocinado pela União de Juntas de Freguesia de Nariz, N Sra. de Fátima e Requeixo.
A super animação da Papalhaça, a prendinha e um lanche, fizeram as delícias da criançada. E agradeceram como só elas o sabem fazer: com muita energia e imensa alegria.

PEGADA LITERÁRIA - faz a tua!

No âmbito, do Concurso "Uma ideia, um projeto, uma ação", promovido pela CMA, desenvolvemos no ano letivo 2020/2021, o projeto “PEGADA LITERÁRIA - faz a tua!”, divulgado hoje, num evento final para a apresentação de todos os projetos do Município de Aveiro.
Desta vez, com um novo rumo. A ideia surgiu da observação, em geral, do aluno como um mero recetor de conhecimento. O objetivo, foi criar a oportunidade para o aluno experimentar e vivenciar, a personagem que lhe é apresentada na obra.
Dez dedos dez segredos é uma das obras recomendadas no Plano Nacional de Leitura, da autora Maria Alberta Menéres.
Um livro que cativa do início ao fim! Leitura fascinante!
Os alunos ficaram deliciados!
Um livro que motivou os alunos da nossa escola a uma apresentação teatral, com recurso a fantoches.
O objetivo desta atividade foi fazer com que o aluno encare a leitura como um momento lúdico, em que ele lê, e ainda, conversa com colegas, troca experiências, pensa, trabalha e recria, escreve e encena um texto de forma divertida.
Associado ao desenvolvimento da criatividade, a representação teatral conquistou os nossos alunos.

Visita de estudo

Nós, os alunos da turma H, fizemos uma visita de estudo, no dia 14 de maio.
Visitámos o Centro de Municipal de Interpretação Ambiental de Aveiro.
Foi uma aula de Estudo do Meio especial: vimos um vídeo sobre o pilriteiro, ouvimos o som produzido por várias aves, …mas o momento mais interessante foi quando observámos várias aves com binóculos.
Foi uma manhã muito interessante!
Os alunos da turma H