Projeto Espaço Solidário

O projeto "Espaço Solidário” surgiu no ano letivo 2017/2018 e mantém-se até hoje. É um projeto dinâmico, envolve toda a comunidade escolar que queira participar, partilhar e reciclar roupas, calçado e outros acessórios ainda em bom estado. Tem como principais objetivos estimular a prática da solidariedade em toda comunidade escolar e envolvente, procurando incentivar o modo de pensar dos nossos alunos em relação ao consumo. Visa despertar para a mudança de mentalidades, incentivando a reutilização em prol do meio ambiente.

Ser solidário neste tempo é, antes de mais, estar atento a tudo o que nos rodeia, numa atitude interessada e interativa, e escutar os apelos dos que estão em dificuldades. É estar próximo, não para ver melhor o que já se conhece, mas para tornar mais eficaz a ação que se impõe. É partilhar “o que se é, o que se sabe e o que se tem".
Pretende-se também que os alunos desenvolvam conhecimentos práticos, capacidades cognitivas e atitudes e valores, desenvolvendo tarefas como a restauração e o reaproveitamento de materiais na construção de objetos.
Alguns exemplos de atividades:

- Aproveitar as épocas festivas (Natal, por exemplo) para promover feiras solidárias, indo ao encontro dos interesses e das necessidades.
- Arrecadar produtos confecionados e elaborados dentro da própria comunidade escolar, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento sustentável.
- Reutilizar/reciclar livros e material didático - de extrema importância na proteção do meio ambiente. Iniciativas: fomentar a troca/partilha de livros e materiais usados e em bom estado, promover o acesso à reciclagem.